sábado, 22 de agosto de 2009

Amazonas

No início dos anos 70, os mecânicos Luiz Antonio Gomi e José Carlos Biston, construíram uma máquina de 330 quilos com motor VW a ar de 1500 cc, cujo volante do motor fora aliviado, pois a moto, inicialmente, tinha a tendência de inclinar-se demais quando acelerada.

A marcha-ré ficava em uma alavanca à parte, a fim de não confundí-la com as outras marchas, que eram acionadas pelo pé esquerdo, como em qualquer outra moto.

A moto era uma mistureba danada, freios de Ford Corcel e de Variant, suspensão com molas de direção do Fusca, chassis com pedaços de uma Harley, pedaços de uma Indian, e pedaços fabricados pelos dois mesmo...

Bom, a gambiarra foi aprovada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP. E foi construido um prototipo, com o famoso tanque em forma de caixão.

Juntos, montaram uma oficina e construiram mais 3 motos, que hoje estão desaparecidas.

Um grupo de São Paulo interessou-se pelo projeto dos mecânicos, então nasceu, em 1978, a lendária AMAZONAS.

Nesta época não havia importação de motos no Brasil, e a Amazonas foi um sucesso.

Era uma moto superdimensionada e, por isso, era muito forte e durável, tanto que ainda é muito comum nestes dias ver uma Amazonas com várias peças originais, em perfeito estado de conservação.

Foram produzidas até 1988. E hoje, quem tem uma, não vende, não troca, não empresta. Tem gente que não gosta nem que você fique olhando muito pra moto dele...

A mais linda das Amazonas

Hoje em dia existe uma Amazonas sendo vendida no mercado. Um tribufu xing-ling de baixa cilindrada que no meu entender desonra o tradicional nome da marca.

2 comentários:

Unknown disse...

Valeu o elogio Lord, essa Amazonas é a nº3, foram produzidas menos de 500 e hoje restam poucas. Ainda hoje é uma moto confiável pois a mecânica é simples e barata. A pilotagem é um agradável desafio.
Forte abraço Amazoneiro
Jean R.

sandro disse...

Quem conheceu o luizão, com sua voz rouca indefectivel, participou da verdadeira historia do motociclismo brasileiro!!!

grande abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...