quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sportster - recuando ainda mais o comando central


Os membros do Quad Cam Bastards são, definitivamente, uns dos mais inventivos da cena biker quando se trata de customizar uma Sportster.

A mais nova invenção que apareceu por lá foi esse comando mais recuado que o comando central original das STD e R. Em que pese se tratar de uma questão de gosto pessoal (eu particularmente não curto), pode ser que em algumas motos o resultado final seja bem interessante.

Provavelmente equipando uma Sportster no estilo cafe racer (mas não tenho certeza), tal sistema com certeza irá agradar a alguns tupiniquins, que tinham a idéia, mas não sabiam como executá-la.

Agora já possuem um excelente ponto de partida.

Por sinal, entrei em contato com os caras para tentar conseguir uma foto do lado direito da moto, e descobrir como eles fizeram a adaptação daquele lado. Caso obtenha alguma resposta coloco aqui no brog.

The QCB´s members are some of the most inventive guys in the biker scene, specially when it comes to customizing Sportster.
Their new invention is a handmade pair of rearsets. Although we do not know for sure, the bike probably has a cafe racer style.
I bet some guys here in Brazil, who were looking forward to find a way of doing something like that, are going to be very thankful to Garret for the inspiration.

4 comentários:

Leonardo disse...

ta maluco...a original ja é um lixo...

Anônimo disse...

eu tenho uma Sportster custom já com os comandos avançados de fábrica, acho um barato, ontem por acaso estava na concessionária HD de Porto Alegre e dei uma volta na Dyna 2009 com os comandos mais centralizados, e a minha perna insistia em buscar os comando lá na frente a cada parada no semáforo....achei diferente...mas curti...curti também o big twin...mas não troco a minha carburada por nada ...potato potato..potato, de qualquer forma pilotar uma HD sempre é bom...

Dalcin disse...

Essa porty da foto me parece uma pré-92, bem diferente das atuais, mas solucao interessante...

Catani disse...

Recuar os comandos nem sempre é apenas uma questão de "gosto" ou "estilo". Na Sportster (que é uma moto esportiva, diga-se), a posição central tá longe de ser a ideal, pra quem busca uma tocada um pouco mais agressiva e precisa ter a moto mais "na mão". Na posição da STD/R, as pernas exercem pouco apoio sobre as pedaleiras, o que dificulta controlar o efeito giroscópico do conjunto nas curvas de alta. recuando cerca de 20-25cm, as pernas passam a fazer o trabalho de sustentar o peso do corpo (e não a musculatura lombar, que "fode" as costas depois de algumas horas). Comando avançado então nem se fale: nada de trabalho pras pernas e toda a carga e impactos do nosso asfalto "maravilhoso" na parte lombar da coluna. Estilo é uma coisa legal, mas hérnia de disco dói pra cacete...

Do lado direito a solução depende: dá pra aproveitar o cilindro-mestre original, recolocando acima do pedal de freio, do lado direito. Ou usando aquele com o reservatório quadrado acoplando no conjunto.

Em tempo: quem fabrica esses rearsets pra Sportster é a Chainsickle, a Bartel's, a PF Parts, o Steve Storz e a Woodcraft.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...