quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Sons Of Anarchy Review



Impossível ficar alheio ao sucesso que o seriado Sons of Anarchy alcançou no Brasil, no mundo, e principalmente ns EUA. Basta uma rápida procura no Google para descobrir sites, blogs e comunidades em Portugal, França, etc...

No Brasil, há um blog e uma comunidade no orkut responsáveis pela divulgação dos torrents dos episódios, assim como das respectivas legendas, além de discussões a respeito do andamento da série. Para quem quiser conhecer, chama-se Sons of Anarchy Brasil. Basta clicar em BLOG, ou COMUNIDADE, para ser redirecionado.

Enfim, dito isso, passo a fazer uma breve análise do seriado em si. Confesso que, ano passado, quando se começou a falar que haveria um seriado sobre um MC, envolvido com tráfico de armas, eu não dei muita bola. Vi algumas fotos e teasers e não me animei nem um pouco. Achei que seria mais um seriado americano, igual a tantos outros, sem a menor graça. Como não iria passar em nenhum canal de TV daqui, fiquei sem saco para baixar da internet e chutei o balde. Algumas pessoas próximas até comentavam a respeito, mas não conseguiam despertar em mim uma vontade de assistir.

Não sei por que razão, mas a curiosidade falou mais alto e acabei assistindo o primeiro episódio da primeira temporada mês passado. Bem, fiquei fã. Assisti toda a temporada em um único dia, e atualmente fico esperando ansiosamente pelos torrents dos novos episódios. Em tempos onde na programação da TV aberta ou a cabo, só se salva o futebol e outros poucos programas, Sons of Anarchy com certeza é puro entretenimento.

Por sinal, acho incrível que em um país onde proliferam as séries de TV, como nos States, e com uma cultura biker tão forte, ninguém nunca tenha tido a idéia de fazer um seriado sobre um MC. Ou então faltou foi coragem mesmo...

Reza a lenda que há consultores que efetivamente fazem parte de MC 1%ers, e tudo indica que sim. Mostrando uma realidade que existe lá fora, mas com a devida licença poética, o seriado retrata a vida dos Sons of Anarchy, cujo mother chapter situa-se na fictícia cidade de Charming, que supostamente fica na California. A história principal, que admite um sem número de subtramas paralelas, se desenrola ao redor de 3 personagens principais, e se resume no questionamento de Jax (interpretado pelo ator Charlie Hunnam) acerca de qual caminho o MC deve seguir. A idéia original de seu pai, de pregar a Anarquia como filosofia de vida, vivendo a margem da lei e sem regras fixas, ou um caminho mais hardcore instituído por Clay (Ron Perlman), atual marido de sua mãe Gemma (Katey Sagal) e presidente do S.O.A.

Aliás, o produtor executivo, e pensador da série, Kurt Sutter, não só é casado com Katey Sagal, como também confessou em seu blog (http://sutterink.blogspot.com/) ter idealizado o papel de Gemma especialmente para ela. Não é a toa que é uma personagem tão ou mais importante que os outros dois. Sem sombra de dúvidas arrisco a dizer que se o universo biker não fosse quase que exclusivamente masculino, era bem capaz do presidente do S.O.A ser uma mulher interpretada por ela.

Todavia isso não retira os méritos de sua interpretação que, diga-se de passagem, está sendo brilhante. Ainda mais se levarmos em consideração que ela exorcizou o fantasma de Peggy Bundy, personagem que interpretava na série "Married with Children". Trata-se de uma personagem densa, com nuances de caráter e possível passado sombrio. Autêntica queen of the club, no final das contas é ela que articula tudo e nos deixa com a sensação que o S.O.A muitas vezes está mais nas mãos delas do que do resto.

Outro personagem que acho válido destacar, devido a densidade de seu background, e que cresceu muito ao longo dos episódios é Opie (Ryan Hurst). Deem uma olhada numa foto desse ator sem as barbas e vejam a cara de babaca do indivíduo. É impressionante como ele consegue passar uma imagem de biker badass, pronto para morrer pelo MC. Sua interpretação e importância vem crescendo exponencialmente, e sem dúvida vai crescer ainda mais, haja vista que o desenrolar da sua história está diretamente relacionado à disputa entre Jax e Clay.

Tig, o psicopata; Happy, the hitman; Bobby, o tiozão; Piney, um dos co-fundadores; Chibs, Juice e Half-Sack (PP) completam o time principal. Correndo por fora ainda há Tara, a namorada de Jax; e os policiais Unser e Hale. Ah, não podemos esquecer da cínica e sarcástica Agent Stahl.

Quanto às motos dos integrantes do S.O.A, já ouvi muitas pessoas reclamando do visual, e dizendo que as motos do MC rival são mais customizadas, estilosas, old school e blablabla... Creio que a escolha das motos não tenha sido aleatória. As Dynas e FXRs são as "bandidas" por excelência. Tirando o Bobby, todos os outros "principais" do seriado possuem Dyna, até o PP. Mesmo nos outros charters percebe-se uma predominância das Dynas. Por isso, prefiro reproduzir um trecho do blog (muito bacana por sinal) de um tal de Fat Bob, que teoricamente é membro de um MC 1%er e periodicamente escreve no site oficial do seriado. Ele diz assim:

"BIKES ARE FOR RIDING.
Anybody who says the characters in Sons of Anarchy wouldn’t ride bikes like the ones in this show obviously do not ride very far. The days of the bar to bar rigid frame are over. Yeah I got one in my garage that I pull out for a short ride when I want to feel nostalgic, but when I am going to ride to Sturgis in the summer with my brothers I damn sure want a bike EXACTLY like what I see on the show. Rubber mounted with a fairing. You ain’t riding six or seven hundred miles a day on a rigid frame stopping every 65 miles for gas, or to get the feeling back in your legs, it would take a month to get anywhere." FAT BOB´S BLOG


Ah, e pelamordedeus, temos que ter em mente que trata-se de um programa de TV, um mero seriado, cujo objetivo único é agradar os espectadores e com isso fazer dinheiro. Não me venham costurar um patch do Sons of Anarchy em um colete e sair por aí de moto. Não sejam ridículos... Às vezes tenho a sensação que as pessoas levam as coisas muito a sério.

Por fim, definitivamente um dos pontos altos do seriado é a trilha sonora. Tirando a música de abertura, já conhecida de todos, há várias outras dignas de serem mencionadas, seja rock pesado, blues ou country. No post abaixo, há 3 bons exemplos.

Aumente o volume e comprove...

10 comentários:

Anônimo disse...

...bacana a resenha da série que tu fizeste, estou curioso, quando será a estréia no Fx???, tenho uma puta preguiça de baixar vídeos na internet, mas esse vale a pena...quanto a trilha sonora...nota 10

Lobo disse...

Salvo engano a estréia no FX/BR será dia 12 de novembro, quinta-feira, às 22hrs.

O único problema de acompanhar exclusivamente pela TV é a grande defasagem em relação aos episódios lá de fora. Quase uma temporada de atraso.

Vai no blog ou comunidade que eu indiquei, que tem tudo lá de mão beijada.

Anônimo disse...

Valeu Lobo... eu já dei uma passada no blog que tu indicou,tem tudo mesmo, na livraria cultura tem o dvd da primeira temporada a 110,00 se não me engano.

Abraço

Paulo disse...

Excelente artigo.
Muito completo. Parabéns!

Se puderem, visitem o Sons of Anarchy Portugal

Big_Sheep disse...

Esse seriado é muito foda mesmo =O

E cara, Valeu MESMO pelo link da trilha sonora. Salve o Anonimo que postou aquilo

Abrass o/

André disse...

que se dane...
vou fazer um colete igual ao deles
e vou sair por aew !
asiushasiuahsaus

pavora mew

Mateus disse...

André to contigo, não é ridiculo costurar um pach e sair com o colete.. ja vi tanta camisa de seriado, é como se fosse, só q eles ja tem o tipo deles xD

tb vou comprar e costurar no ml tem juntando um bom colete com o pach da uns 200 reais só auhsdhuad

até

Guilherme disse...

Sobre a parte que tu falou que consultores fazem perte de MC's, o Kurt Sutter, que é o Otto (que tá preso), falou em uma entrevista que ele próprio ficou um tempo rodando com uns caras pra saber melhor como fazer o seriado.

Kriss Zapata MC disse...

Cara, sou fã da série, quero comprar umas camisas, mas sou contra o cara montar um colete com os patchs, pq se vcs assistirem a série, vcs verão como é dificil para alguem conseguir completar o patch, na vida real, a dificuldade é a mesma, logo se vc aparecer em um evento de MC com um colete desses será mal visto por integrantes de clubes tradicionais, e podendo sofrer algumas represálias...

Zamo disse...

Bom dia, em resposta ao comentario do nosso amigo Kriss Zapata MC,concordo plenamente, vc montar um colete com os patchs, mas não vejo porque motivo da não criação de um MC com o nome da serie salvo esse nome esteja devidamente registrado nos órgãos legais. Até diria que para não ficar tão americanizado poderia ser FILHOS DA ANARKIA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...