quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PERFORMANCE - Capinha cromada do filtro de ar!



Muita gente acha que a capa do filtro de ar (ou cover em inglês) é só uma capinha pra proteger da chuva. Bom, na verdade, se fosse só isso, então tá valendo pegar um panelão de alumínio, como o da foto (mas tem que ser panela de marca!), cortar, dar uma bela polida, fazer um furo no meio pra prender no filtro e VUALÁ!!! Está pronta a capinha de filtro de ar personalizada.

Se quiser incrementar, pegue uma caneta PILOT e escreva SCREAMIN’ EAGLE com letra bonita e a cilindrada da sua motoca embaixo e pronto! Aí não tem como ficar melhor!

Enfim, muitas capas são estéticas, porém, muitas delas não são.

Quem começou com a brincadeira foi o cara da S&S, que há muitos anos atrás decidiu que a capa do filtro de ar podia ter uma funcionalidade.


A forma em gota do famoso filtro de ar da S&S não é a toa!!! Acontece que quando o vento da moto em movimento passa por um filtro de ar, caso ele seja redondo (como os originais da Harley foram por muito tempo, tipo o da foto abaixo), cria-se uma turbulência na parte de trás e com isso um vácuo indesejável; essa baixa pressão do ar na parte de trás do filtro impede que o ar entre no motor.


Então o cara da S&S usou a cachola e desenhou uma capa em forma de gota, logo, a parte de trás faria um fluxo suave no “vento” impedindo ou diminuindo a formação de vácuo ou baixa pressão! Puta idéia simples e boa!!!

Mas não é só isso, se olharem essa capa, ela tem um “afundado” no meio dela, que também não é a toa!!!


Esse afundado, visto por dentro, é uma espécie de stack ao contrário, uma espécie de agulha que quase entra no carburador e também faz papel de homogeneização do fluxo de ar que entra no motor, ajudando a entrar mais ar!

Para melhorar ainda mais a performance, mas isso já não é mais na capa e sim no "backplate", os caras colocaram um mini velocity stack na base do filtro:



A foto acima é a vista de "dentro pra fora" do filtro e o cover montado no backplate, visto digamos, do carburador para fora. Dá pra ver a ponta da "agulha" no meio.

Enfim, essa idéia foi copiada por vários outros fabricantes e inclusive, como podemos notar, as próprias capas de filtro das Harleys novas, tem formas geralmente ovaladas, o Hypercharger da Kuryakyn também usa esse conceito assim como muitos outros que inclusive melhoraram essa idéia. Há outras formas e outros conceitos novos, o S&S estaria, digamos, ultrapassado, mas enfim, a idéia é que a capa ajude de alguma maneira na performance.

Mas... Se você não estiver preocupado com performance, é só uma capinha cromada pra chuva mesmo.

2 comentários:

Logan disse...

Ahhhh...entendi!

Unknown disse...

Queria saber mais sobre os velocity stack, uso um na minha 883, mas devido ao meu escape desmiolado to com menos torque do que deveria.
Queria também saber se eles detonam o motor por não terem o elemento filtrante como nos outros filtros, pois a informação que tenho é que não faz a menor diferença (lógico não vou andar na terra na areia etc)

Abs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...