segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PERFORMANCE - Harleys não são feitas pra correr!


HD não é moto pra correr...

“Harleys são feitas para passear, para curtir e andar devagar...”

Das afirmações idiotas que ouço com certa freqüência, esta está digamos, nas TOP 10.

Se você é um senhor de idade, que só decidiu ser feliz aos 80 anos e comprar a sua primeira Harley depois de ter feito “tudo que tinha que fazer na vida” e agora que se aposentou sobrou um pouco de tempo pra andar de moto e que o legal mesmo é andar a 60km/h e que andar rápido é besteira e que Harley não foi feita pra isso... Bom, eu só posso dizer duas coisas, em primeiro lugar, lamento muito por você! Devia ter comprado sua primeira Harley antes de comprar sua primeira casa e em segundo lugar, vamos aos fatos:

Lá em 1914 a “fábrica” já tinha uma divisão especial para performance de seus motores pra fazer os dois cilindros em “V” alcançarem maiores potências, e continua assim até hoje: A Screamin` Eagle não faz motos com mais cromados do que as motos normalmente vendidas pela HD, a SE faz motos que andam mais, com motores mais potentes e maiores, faz motos pra correr, pra acelerar mais rápido e pra andar mais rápido, e claro, com mais cromados... E atenção, leiam direito, não estou dizendo que a SE faz motos boas ou motores fodas, só estou dizendo que a Harley faz motos pra andar forte sim.

Em 1908, o Waltinho, ou Walter Davidson, um dos sócios fundadores, sentou em uma de suas motos e ganhou a corrida, e pra não acharem que ele correu sozinho, em 1911 haviam 150 outras marcas de motos correndo contra a HD, e mesmo assim eles ganharam. Em 1921 a fábrica, depois de ter ganhado várias corridas, colocou na pista a primeira moto que ganhou com uma média de velocidade acima dos 160km/h (100mph). Em 1935, Petrali, um dos pilotos da HD, levou todos os prêmios do campeonato daquele ano.



Pulando quase um século, para não ficarmos horas com citações históricas, a Harley continua fazendo isso nos dias de hoje, e levando a melhor nas pistas contra as motocas japonesas de quatro cilindros: Os melhores tempos em arrancadas são das HDs.

TORQUE, that is all about.

E não me venham com o papo de que na Moto GP não tem Harley, como dizia um irmão meu: Curva é coisa de bixa!

Enfim, citei só alguns exemplos de que as Harleys foram feitas sim para andar forte, o próprio dono da empresa incentivava isso e corria com suas motos. Eles queriam mais torque, mais potência, mais performance. As Harleys eram (e são) feitas pra andar forte.

Sportster!!!!!!

Com um nome desse precisa dizer mais?



Se a Harley não é moto pra correr, porque a fábrica ainda não lançou a Slowester? Seria um sucesso de vendas segundo esses sujeitos que afirmam com todas as letras que as Harleys são feitas pra passear.

Se quiser andar a 100km/h, para quê você quer uma moto de 1600cc? Dá pra fazer isso com uma motoca de duzencinquenta cilindrada, ou ainda, se quiser um motor pra fazer uma ultrapassagem segura na estrada, um 500cc está de sobra, mais do que isso É PRA METER O PAU MESMO!

As Harleys saem de fábrica, sem modificação alguma, fazendo de 0 a 100km/h na faixa dos cinco segundos. Isso é tempo de Ferraris, Porsches e Lambos e só por um par de segundos não pega um CARRO DE FORMULA 1!!!! Sem exagero!

Não me venham com hipocrisia, vocês gostam do torque dessa moto!!! Eu sei disso, todos nós sabemos.

- Ahhh mas a Harley é pesada, não freia bem e não faz curvas!

Porra, vocês também são exigentes demais, o negócio tem que ter alguma emoção também, senão perde a graça né!

Agora sério, se sua Twincam não freia, leve ela ao mecânico, tem alguma coisa errada no sistema de freio, ou talvez você esteja com problemas musculares: aperte aquela bolinha terapêutica com sua mão direita por uma semana e depois vá dar uma volta na sua não merecida HD e dê uma boa pinçada no freio dianteiro a uns 100km/h, se o seu freio travar e você cair eu terei provado que estava certo, que você não estava apertando o freio quenemhomem e o mundo terá se livrado de mais um chato.

O ponto é, já travei a roda da frente (propositalmente) de todas as Twincam que tive. Então ela freia sim, o de trás então nem se discute, acho até que o freio traseiro deveria ser menor.

ATENÇÃO, não é pra vocês testarem o freio dianteiro até travar!!! Ele trava, acreditem em mim, ele trava, e se você não estiver preparado pra isso, é chão certo!!! Quando o pneu dianteiro perde a aderência, não há nada que segure a moto em pé, portanto, não testem isso.

- Mas a Harley é muito pesada!!! Não serve pra correr!

Bom, é verdade, a Harley é muito pesada, não posso desmentir a lei da gravidade e a inércia, mas também tem um puta motorzão pra compensar isso. Não são muitas as motos que tem motores com mais de 1300cc e torques tão altos.

Pra vocês irem se acostumando, Harleys tem o torque de carros, coisa que as motos de 4 cilindros estão longes de ter.

E pra resolver esse assunto técnicamente, digamos, se uma Harley pesa 300kg, e a piorzinha delas tem uns 50cv, isso significa que ela ainda assim tem muita força para seu peso. São 6kg por cv, tá bem bom! Agora, se fizermos Quilograma por Torque aí começa a ficar assustador.

Enfim, por favor, não me venham mais com esse papo de que Harleys não são feitas pra isso, VOCES ESTAO REDONDAMENTE ERRADOS!!! Admito, é um prazer enorme estar pilotando uma HD a 60km/h numa estradinha cheia de curvas, lisa e vazia, num fim de tarde qualquer, agora, não façam disso uma verdade absoluta, eu entendo o quanto isso é bom, mas dar aquela acelerada, de manete toda virada, na última marcha, e a motoca responder com tudo é “tão quanto”!

Agora, sabe o que acho engraçado, fico grande parte do dia, todos os dias da semana, na beira de uma rodovia, e hora ou outra passa uma Harley (tenho a sensação que meu cérebro está treinado pra ouvir o menor ruído similar a uma Harley, pois ouço o barulho dela chegando há uns bons quilômetros de distância) mas o fato é que nunca vi nenhuma passando a 60km/h.. Fico me perguntando onde estão essas pessoas que afinal insistem tanto em dizer que andar devagar é a única coisa que uma Harley faz direito!

Assunto encerrado!

Big Chopper de la Frontera

16 comentários:

Camata disse...

Você trocou as coisas. São 6kg/cv na verdade e realmente "tá até bom". Um carro com 10kg/cv tem um desenpenho legal no estilo "não passo raiva na serra".
Gostei do post, defendeu muito bem as HDs. É só dar uma pesquisada na internet que se vê cada doidera... HD correndo a mais de 150km/h junto de motos esportivas. E não só correndo, freiando e curvando (!!!). E concordo com seu irmão, que dizia que "curva é coisa de bixa". HD é igual qualquer outra moto custom na estrada. O tenso é que a HD, como toda moto custom, é macho pra c****** e seu projeto original limita um bocado nesse ofício e você acaba raspando pedaleira, bota, escape, alforge muito mais fácil que numa esportiva que tem seus limites mais difíceis de se alcançar. Nem por isso moto custom é menos gostosa de se pilotar.
Mas a HD mesmo fala, "se a vida é como uma estrada, pra que ter pressa de chegar ao final?"
Acho que mais importante que passar rápido é curtir cada momento.

Catani disse...

Post se-sa-ci-o-nal! Quase morro de rir! E como tem babaca por aí falando essa merda de que Harley não é pra andar, é pra desfilar...

É um fato que compará-las com japonesas é tentar comparar um shake de emagrecimento com um filé ao ponto: os dois alimentam, mas são completamente diferentes.

Quanto às curvas, contudo, não sei se concordo taaaanto com o Big Chopper... E as Sportsters? E a minha Pretinha, que nem miolo de escape nem descanso lateral tem mais, de tanto ralar ferro em curvas que deixam os companheiros de beemevê tudo com cara de tacho? É pra fazer curva sim, e curva de macho, porque tem que domar a fera, meter ela na curva na marra, fazer tudo no contra-esterço e depois tirar ela de volta, porque ela passa a gostar da curva e não quer mais parar de fazer. Um desafio que só quem enfia uma moto de 300Kg numa curva é capaz de entender!

É isso aí. Tô também de saco cheio desses "mitos" sobre HD's. Vamo aê desmontando um por um.

Bittenco disse...

Big Big,
Só uma correção que vc deve ter feito confusão na hora de digitar, são 6Kg por CV.
A minha shovel 72 curva, freia e, de quebra, dá pau nas japas também hehehehe.

Anônimo disse...

Belíssimo post!

Lobo disse...

Finalmente deu o ar da graça em 2011, e já chegou em grande estilo.

Abrax

BIG CHOPPER disse...

Opa opa! Escrever as cinco da manhã tem essas coisas!!! Sao 6kg por cv!

Se bem que 6cv por kg ia ser lindo!

Texto corrigido.

Abs!

Big Chopper de la Frontera

Unknown disse...

Bom, muito bom, o post. Mas eu queria acrescentar, se me permite, que quem não está contente com os freios de ~´abrica (como eu não estava, já que normalmente ando "chutado"), é só trocar os discos de fábrica por discos flutuantes (a própria HD tem como opcionasl vários modelos). A diferença é brutal. Meu próximo investimento deve ser a troca das pinças por pinças da Performance Machine. Abçs, Rods

Anderson disse...

Big seu post é do caralho véio, finalmente alguém como eu...
abraço.

Anônimo disse...

Ja andei de tudo quanto foi moto, quase todas japas. A mais nervosa uma TZ de pista. Concordo com o Catani. Meter 300 kg na curva, tem que ter culhao. Nao troco minha HD por nada.

Logan disse...

Muito bom!

Leandro cascão disse...

HD é pra andar forte mesmo e dar pau em jaspion de bunda arrebitada!

Amaral disse...

Big Choppa: RIDE IT LIKE IT´S STOLEN!!!

Banda Podre disse...

Caralho muito bom o post!

Camata disse...

Puts! Concluindo...
Comparar HDs com japonesas é tentar comparar um shake de emagrecimento com um filé ao ponto.
hahahahaha
Esse é o espírito da coisa.

Na revista motociclismo desse mês testaram o abs de 8 motos e a representante das custom foi uma HD Night Rod Special. Mesmo sendo a mais gorda, na stuação de pista ideal (asfalto limpo e liso) ele ficou empatada em 1º lugar com a melhor frenagem. Incrível! Na frente até mesmo de super esportivas. Nas outras situações ela se deu mal. Piso com areia, irregular e molhado ela ficou sempre em último ou penultimo.
Nada é perfeito neh?

FRED RADICCHI disse...

IT'S ALL ABOUT RIDING BIKES AND HAVE FUN!!! FACVINHO DE FAZER MÉDIAS ACIMA DE 130 - 140 KM/H EM VIAGEM...
SEM FICAR EM POSIÇÃO FETAL OU GINECOLÓGICA (TENTEM PILOTAR UMA SBK POR 2 HORAS....

Anônimo disse...

Tenho uma Sposrtster 1200 2011, se andar devagar a velocidade constante ela engasga... 30km/h em primeira? engasga se nao usar a embreagem. 50km/h em terceira? engasga se nao segurar a embreagem. Pra passear realmente nao é rs, ou ela ta bichada.. Sem esforço nem esticar marcha sai na frente de qq moto em farol na cidade...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...