sexta-feira, 4 de março de 2011

Nego reclama pra cacete!!!

Quando morei no Japão tive uma lição de vida foda.

Brasileiro, sabendo tudo sobre tudo, achei o Japão um país BURRO. Não conseguia entender certos costumes e hábitos do povo.

Lembro de uma carta que mandei pra meu pai (hoje em dia ainda se faz isso?) contando das idiotices do povo japonês. De como uma classe social aceitava viver sem pensar em ascender, sem batalhar pra melhorar. De como os filhos eram submissos aos seus pais e professores. De como o japonês ensinava um trabalho, fazendo ele mesmo mil vezes e te colocando só pra olhar, sem botar a mão na massa (como pode alguém aprender assim???). E mais um milhão de idiossincrasias que não me recordo agora.

Enfim, onde quero chegar é que as diferenças culturais entre o Brasil e o Japão me deram a convicção de que os caras eram IDIOTAS.

Aí o tempo foi passando. Você vai se inserindo no dia a dia do lugar. Convivendo com os hábitos do povo, modificando seus hábitos... E começa a entender o porque de cada IDIOTICE que você julgou anteriormente.

Até que um dia caiu a ficha. Como eu, um brasileiro com 500 anos de história , podia julgar hábitos e costumes de um povo que tem 3000 anos? Não entender a cultura não era motivo pra menospreza-la...

E me senti um "adolescente" discordando da sabedoria de um ancião.



Tínhamos um dealer de merda.

Todo mundo reclamou, a Harley veio, deu uma bicuda nos caras, e assumiu o comando (estratégia comum em empresas gringas que querem testar o mercado brasileiro. Deixa um local ser cobaia, vê no que dá. Se bombar, toma conta). Novos dealers vêm aí.


A "fábrica" no Brasil era uma piada, já vi oficinas de amadores muito mais bem aparelhadas.

A Harley resolve investir pesado em melhorias.


Reclamavam das motos: que a Rocker isso, que a V-Rod aquilo.

A linha 2011 deveria ter dado um calaboca nas comadres.


Agora reclamam que os Davidson fizeram um videozinho fraco pra avisar que estão tomando o comando das operações brasileiras. Que vai ser uma merda, que os novos dealers serão ainda piores que os Izzo...


Quatro gerações fabricando motos. Não uma moto qualquer. Uma moto que dura pra sempre. Que pode ser modificada como um terno num alfaiate, pra ficar direitinho como o cliente quer. Moto pra quem gosta de moto.

Não tem outra igual. Nunca terá. Nunca serão!!


Então, que tal darmos um tempo pros caras começarem a trabalhar? Pára um pouco com essa choraminga, dá tempo ao tempo, vamos ver no que vai dar.

Eu vejo a coisa com muito otimismo. Estou apostando nisso.

"Red skies at night, sailors delight". Vem tempo bom pela frente...

13 comentários:

wolfmann disse...

Não sou nipônico,mas uma coisa que me ensinaram é que a paciência é uma virtude e precisa ser exercitada sempre.

Meu conceito é que a HD não veio para jogar dinheiro fora e que toda a colheita tem um tempo para plantar as sementes.

Hoje os americanos entendem um pouco mais do mercado nacional, apresentaram um plano de expansão interessante e será preciso tempo para que se vejam os resultados.

E como ninguém é perfeito, a transição feita de acordo com os moldes americanos, onde só se faz o permitido e o que não está explicitamente permitido deve ser entendido como não permitido, deixou os consumidores ansiosos pela indefinição que apareceu. Poderia ter sido mais nas sombras para aparecer novos dealers assim que terminasse a concessão do dealer anterior, mas a escolha da transparência causa mais demoras.

Vai dar certo? Não sei, mas com certeza pior do que estava não vai ficar.

sakai disse...

Sei bem o que tu fala quando fala do Japão. Eu também repetia todos os dias "como diabos esse país é uma potência?!"

A gente aprende.

H-D no Brasil será como nos Estados Unidos. Aguardem. Claro que no começo vai patinar um pouco, está começando do zero (graças ao fdp do Izzo). Mas vai surpreender.

Carlos Ábila disse...

Apoio totalmente!!!!!!

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau!
Coisa de brasileiro...
Somos assim, queremos tudo pra ontem. Uma reestruturação desse porte não acontece da noite para o dia. Leva tempo para maturar.
Estou muito otimista também.
Rizzo never more!

Abraxx!

HARLYSTAS - RIO GRANDE DO SUL disse...

Aqui no SUL, tirando as viuvas do IZZO, estamos contigo ! REI

Anônimo disse...

e for para seguir o exemplo dado nos proprios EUA, ficaremos felizes ,com certeza.

Junior disse...

Concordo. Aos que não tem paciência e esperança de melhorias, existem inúmeras outras marcas.
Vai andar de BMW...

Leandro cascão disse...

Falou tudo!

IBIRAMAN disse...

tbem apoio oque vc disse e os amigos acima, amo a HD, e isso nunca vai morrer .......

Estêvão disse...

Bom, meu caso é complicado. Minha HD está no dealer desde 11/12/2010 (por volta de 100 DIAS) esperando reparos em garantia. Ficou um tempo com a IZZO, um tempo "com ninguém" e está atualmente com a HD Brasil, em São Paulo. Que me perdoem os amigos otimistas, mas minha experiência sob a batuta HD foi tão ruim (ou pior) que com a IZZO. Entendo o período de transição, entendo que devemos ter paciência, etc. Mas todo o stress que passei (e ainda passo, pois ainda não recebi a motocicleta), é pura e simples negligência e incompetência. Fiz dezenas de ligações para o SAC, mandei diversos e-mail e fui praticamente ignorado. Até entendo o prazo de 100 dias; o que é difícil entender é não ter uma pessoa sequer na HD que se responsabilize por meu caso. Espero estar errado, mas por hora reafirmo que a HD é tão (ou mais, por incrível que pareça) incompetente que a IZZO. infelizmente.

Lord of Motors disse...

Estevão,

seu caso é foda, foi pego justamente no "limbo". Não vou entrar no mérito de que compraste na pior época possível. A zica com a Izzo já vem desde o meio do ano passado.

Imagino quão puto deves estar.

Um abraço,

L.

Anônimo disse...

Num guento mais a porra deste assunto...

http://3.bp.blogspot.com/_pbvXmsrPI9g/TQkTgMHzYJI/AAAAAAAAD4I/Mj_XljX9PFE/s1600/tumblr_l9enafrZ6E1qadetco1_500.jpg

[]s, L.F. Lobo.

grbrum disse...

Concordo com tudo exceto seu comentário sobre o vídeo dos Davidsons.. Aquele vídeo parece que foi feito para os acionistas da empresa e não para um povo que sofreu durante anos pela incompetência deles em elaborar um contrato de exclusividade com um distribuidor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...