sábado, 26 de março de 2011

PERFORMANCE - Comando de Válvulas - Parte 4 de 4



Finalmente!! O último texto sobre este assunto!

Então vamos lá, pra finalizar essa série de textos sobre escolha de comando de válvulas vou começar, como sempre, desmistificando algumas "verdades" do mundo das Harleys, o comando de válvulas não é mágico, mas muitas vezes me perguntam: - Big Chopper, qual comando de válvulas uso pra fazer minha moto andar mais, em toda a faixa de rotação?

E eu respondo: - O dia que você descobrir me avisa que eu instalo na minha também!!!

Um comando, seja bolton ou não, pode ser melhor que o original em todas as faixas de RPM, entretanto o comando original não é bom em todas as faixas de RPM. Ou seja, não existe um comando que seja bom para toda a faixa de RPM da sua Harley, não existe um comando que faça sua moto andar forte dos 1000RPM até os 7000RPM...

Deu pra entender?

Repito, comandos de válvulas não fazem mágica, fazem a dinâmica de entrada e saída de ar se comportar de uma certa maneira, só isso. Um comando de válvulas, qualquer um deles, só é eficiente em uma faixa de aproximadamente 2000RPMs ou seja, existe um comando que vai ser melhor entre 1000 e 3000rpm e outro que vai ser melhor entre 2000 e 4000rpm assim como um de alta rpm só vai ser bom entre 4000 e 6000rpm.

Podemos dar alguma elasticidade nisso, uns 500rpm pra cima e uns 500rpm pra baixo, mas não mais do que isso.

Entenderam? NÃO MAIS DO QUE ISSO!

Não tem como! O comando de válvulas original das Harleys Twincam trabalha mal abaixo dos 2000rpm e acima dos 4000rpm, com a elasticidade digamos, abaixo dos 1500rpm e acima dos 4500rpm, portanto é um comando de baixa-média RPM.

Existem comandos que vão atuar na mesma faixa, mas de maneira bem mais eficiente, começando pelo LIFT, coisa que no original é uma bosta.

Agora, o que sempre vejo por aí e se vocês pesquisarem e lerem sobre este assunto também vão achar, são as “dicas para escolha de comandos de válvulas”. Eu acho meio escroto, mas vou repetir essas dicas aqui para depois desmistifica-las: As dicas são as seguintes:

1) Se você anda em uma Electra Glide, escolha um comando de baixa rpm.

2) Se você anda em uma Softail um comando de média é uma boa opção.

3) Se você anda em uma Dyna ou Sporster escolha um comando de alta.

4) Se você anda com garupa escolha um comando de baixa.

5) Se você anda com a moto sempre leve, sem bagagem e sem garupa escolha um comando de média-alta.

6) Se você tem um estilo de pilotagem pacato escolha um comando de baixa.

7) Se voce tem um estilo de pilotagem agressivo um comando de alta.

BALELA!

Essas suposições são feitas em primeiro lugar, pelo peso da moto, só que, pra começo de conversa não há tanta diferença de peso entre uma Dyna e uma Softail, nem entre uma Softail e uma Road King que justifique isso!!!

Em segundo lugar, conheço muito piloto de Electra que toca o terror na moto.

Em terceiro, se você anda com uma garupa e vive correndo você é um idiota.

Quanto ao estilo de pilotagem, meus queridos, isso depende muito do dia! Tem dia que a gente anda mais tranqüilo, outro mais calmo mas tem dia que estamos com dor de barriga.

Então aqui vão as MINHAS dicas para a escolha de um comando:


Enfim, é isso.

Os fabricantes, no geral, vão indicar pra qual RPM seus comandos terão o melhor efeito, vocês escolhem e pronto, não tem muito segredo. Os fabricantes também citam a compressão para a qual os comandos foram desenvolvidos, e isso é um detalhe importante, portanto escolham comandos para a compressão original de sua moto, no caso da Twincam, até uns 9,5:1 no máximo.

E só pra não deixar de citar, nos comandos pra motores mexidos, a ciência é bem diferente, aí sim, todos aqueles termos que citei anteriormente são importantes, a compressão escolhida é um dos itens mais importantes, o tamanho das válvulas e o tipo de performance que se deseja. Enfim, complicado demais e impossível de fazer um texto geral pra isso.

Nos próximos textos sobre comando falarei em alguns comandos que são bons para as motos originais e citarei alguns exemplos.

That´s all folks!

Big Chopper de la Frontera
fronterahd@gmail.com

2 comentários:

MCamillo disse...

Big Chopper,

Grande sequência de textos!
Agradeço pela qualidade da informação.

Abraço!

Unknown disse...

Muito bom a sequência e conteúdo, cheio de informações, ajuda muito quem está entrando neste universo sem fim hehehe. Parabéns. Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...