segunda-feira, 21 de março de 2011

PERFORMANCE - Comandos de Válvulas - Parte 1 de 4


Bom, hoje vou falar sobre comando de válvulas!


Porque estou falando sobre comando de válvulas? Porque já falei aqui no blog sobre filtros de ar, alguma coisa sobre escapamentos, sobre módulos de injeção eletrônica e sobre carburadores.


Todos esses itens são o que chamamos de STAGE I. (Pra quem ainda não leu, procure aqui no Lord of Motors com a palavra “PERFORMANCE”).


O STAGE I são todas as modificações de performance que fazemos na moto que não precisam da desmontagem do motor, ou seja, todas as que citei antes: Filtro de ar, escapamento, módulo de injeção ou carburador.


Mudar o comando de válvulas da moto já é o que chamamos de STAGE II, e é o próximo estágio na performance depois de mexer no filtro, no escape e na injeção.


Na verdade pra instalar um comando temos que tirar a tampa do motor (aquela cromada em cima dos cilindros) e o bico onde vai o comando, mas não mexemos propriamente “no motor”.


Por isso eu considero uma grande mudança e aconselho FORTEMENTE trocar o comando de válvulas da sua Harley. Não afeta a durabilidade do mesmo, nem a confiabilidade, nem nada! Só tem vantagens! Sem contar que desde as Evolution e até as Twincam de hoje, por um motivo ou outro temos que abrir ali, onde está localizado o comando, para fazer uma manutenção, seja para trocar um rolamento, ou alguma saboneteira de corrente mal projetada, ou qualquer outra coisa, enfim, a Harley nos dá ótimas oportunidades para trocar o comando de válvulas aproveitando a mão de obra de uma manutenção obrigatória e corriqueira em nossas motos, ou seja, no geral só temos o custo da peça se aproveitarmos essas oportunidades.


Na verdade, em um texto sobre este assunto, todos esperam que fale sobre lift, lobes, overlaps e essas coisas que são a ciência de um comando de válvulas, ou "camshaft" em inglês, mas ao mesmo tempo, todos vão ficar sem entender nada sobre comando de válvulas se eu falar sobre essas coisas.


Fora o fato que existem zilhões de sites aqui na própia internet que vão explicar esses termos e assuntos, e não pretendo fazer um copiar/colar aqui. E mais interessante ainda, é que depois que vocês conseguirem entender todos esses termos e o que eles fazem na dinâmica do movimento das válvulas e na entrada e saída de ar do motor, isso não vai adiantar porra nenhuma na hora de escolher um comando de válvulas, porque você vai descobrir que, na verdade, todos esses dados estão relacionados até com o tipo de roda que você usa na sua moto. É verdade! E que o comando de válvulas é tão complexo que pode fazer sua moto melhorar muito, ou pode deixá-la um lixo. E até o tamanho da roda traseira, por exemplo, pode ter influência nisso, assim como o tamanho das válvulas, a compressão do motor, o tipo de escapamento, a resistência das molas, enfim, muitas coisas.


Então o que eu pretendo fazer aqui é convencer vocês que É BOM trocar o comando de válvulas, e por que! Principalmente para motos que não tenham muitas modificações, este texto tem a intenção de provar que é fácil escolher um comando, e que não tem como errar.


Vamos lá, o comando de válvulas é um ovo, um ovo que roda, um pouco maior que um de codorna. Só pra vocês saberem, o ovo, ou melhor, o comando de válvulas fica naquele bico do lado direito do motor, na parte de baixo dos cilindros. Tentem imaginar um ovo rodando, isso mesmo, é bem tosco e excêntrico, e tem uma barrinha de ferro (do tamanho de um hashi, aquele palito pra comer japonês) que encosta nesse ovo rolante com uma das pontas, que sobe e desce de acordo à rotação do ovo e essa barrinha de ferro na outra ponta empurra a válvula do motor fazendo ela abrir e fechar.


Pronto, agora todo mundo sabe o que é o “Comando de Válvula”: um ovo de codorna com hashis.


Continua na sexta-feira.


Até lá, Big Chopper de la Frontera

5 comentários:

Anônimo disse...

Caraca BCDLF,
vc estava inspirado nas metáforas rsrsrs

[ ]x

Metanol.

LUIZ - LOBOS MC disse...

MESTRE, MINHA HD É UMA DEUCE 88" ANO 2000 VOU COLOCAR UM COMANDO S&S 570G + TUCHOS DE ALTA PERFORMANCE + VÁLVULAS MULLEY + KIT 95" WISECO C/TEFLON (TAXA NORMAL)+ VARETAS + COLAR DE VÁLVULAS + MOLAS E O RESTO TODO DE TITANIUM + TRABALHO DE FLUXO DE CABEÇOTE + TROCA DO BELT POR CORRENTE + ALGUMAS LAPIDADAS E TEMPERINHOS...JÁ TENHO CARBURADOR S&S, IGNIÇÃO S.E. (6200 RPM) BOBINA S.E. COMANDO S.E.204(MÉDIA-ALTA)O OBJETIVO É DIMINUIR O "PESO" DO MOTOR ENTRE OUTRAS COISAS. SERÁ QUE FICARÁ BOM? E QUAL SERÁ O ESTÁGIO??? PREFIRO EMPURRAR MINHA HD DO QUE PILOTAR UMA JASPION DE PRÁSTICO DA LEGO! O BOM É VER UMA HD ANO 2000 LEVANDO UMA R1 NA ARRANCADA!!!
ABRAÇO,

LUIZ - LOBOS MC

BIG CHOPPER DE LA FRONTERA disse...

Prezado Metanol, se você soubesse o trabalho que dá procurar alguma coisa parecida com um comando de válvulas pra exemplificar um comando de válvulas....

Luiz, Isso já é Stage III, que é tudo que vem depois do comando de válvulas e antes do Stage IV: turbo, supercharger, nitro e brincadeiras afins.

Quanto a trocar o belt por corrente, nessa configuração o belt ainda aguenta bem. Mas se você se sentir mais seguro com corrente, fique a vontade!

Um abs,

Big Xópa

Anônimo disse...

Grande Big Chopper. Tenho acompanhado alguns posts seu sobre performance e parabéns, tem me ajudado bastante, desde que eu mesmo comecei a entender sobre injeção e regulando minha Sportster.

Vou parar no fds para um conversão para 1200 usando o kit SE e comandos Andrews N4. Não quero nada exagerado, nem para competir, mas somente para sentir a diferença de 883 para 1200. Sabe dizer a compressão desse kit? Ele é idêntico ao que vem nas 1200 de fábrica?

Um grande abraço,
Juliano.

BIG CHOPPER DE LA FRONTERA disse...

Juliano,

Em primeiro lugar, obrigado, segundo, tenho um projetinho aí pra frente para fazer uma seção de perguntas e respostas técnicas e tal, a idéia é bem legal mas não posso falar nada sobre esse projeto agora, aguarde!
Quanto ao seu motor eu precisaria saber se vc manterá o cabeçote original, juntas com qual espessura, qual pistão, enfim, esse tipo de coisas, e para isso q estou fazendo esse projetinho de Q&A.
Um abs,

Big chopper

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...