terça-feira, 17 de abril de 2012

Leitura viciante

 Nunca fui de ler muito, mas ao percorrer as poucas e boas páginas de alguns livros, sinto a necessidade de indicar aos amigos que sentirão a mesma onda.
John Fante é um autor que proporciona esta onda. Como diz o tradutor de Pergunte ao Pó, Paulo Leminski, John Fante é um pícaro, que é um desclassificado, indivíduo fora dos quadros de um grupo social. É um errante, sempre em transito, santo aqui, miserável ali, ora por cima, ora por baixo, se virando mais que charuto em boca de bêbado, para manter a cabeça acima da maré de merda, a vida de quem rompe com os quadros tradicionais do seu grupo de origem.
Docemente lírico e amargamente cínico, tem muita malandragem por trás de suas (aparentes) simplicidades.
Pergunte ao pó tem o aval de Charles Bukowski, que escreve o prefácio. Veja um trecho.

 Já conhecia algo de Charles Bukowski e quando li isto, comprei o livro de Fante. Li tudo, quase sem tirar, e a minha reação foi a mesma dele. Saí procurando mais John Fante e consegui mais cinco, que outra hora mostro e comento. Na época não tinha internet, hoje se encontra fácil.

Bem, não tem nada a ver com moto, mas é diversão garantida para quem gosta de ler. Termina um livro e a vontade é de ler logo outro. Cuidado! Apesar do pó do livro não ter nada a ver com drogas, vicia.

9 comentários:

Lord Of Motors disse...

http://www.lordofmotors.com/2009/10/pergunte-ao-po.html

Leo Dalla disse...

Já imaginava que conhecia o Fante.
Ele, Bukowski, também são uns piores.
John Fante, só para os piores.

BIG CHOPPER DE LA FRONTERA disse...

Acho que eu estava procurando algo assim...

Leo Dalla disse...

Tá na mão, Big. Meus livros vão e voltam, são lidos por vários amigos, faz parte do circo. Mande um e-mail dizendo onde está agora que te envio de dois em dois, se quiser.
Abs.

Lord Of Motors disse...

Um dia aprendo esse tal de "desapego". Meus livros estão disponíveis para leitura. Forneço inclusive confortável poltrona, rede ou sofá para desfrutá-los. Mas livro meu vai e não volta, portanto não vai...

Leo Dalla disse...

Mas isso já aconteceu comigo, com livros e principalmente com discos, na época dos LPs. Eu tinha muitos "amigos" que não eram tão amigos assim, mas hoje eu seleciono mais e empresto para quem eu sei que vai devolver. Ou imagino que vai. Mas,...acontece.

Lord Of Motors disse...

Você é menos pior que eu...

Leo Dalla disse...

Hahahaha. Mas eu sempre digo. Quando crescer quero ser pior igual ao Lord. Hahahaha.

BIG CHOPPER DE LA FRONTERA disse...

hahaha agradeço Léo, mas eu tenho esse negocio com livro que os livros que eu leio eu tenho que ter guardados, ou seja, tem que ser meu, pra guardar e um dia quem sabe ler de novo.
Ruim agora ta sendo ter tempo pra organizar um tempo pra poder ler. Mas ja vou arrumar um desses e deixar na reserva...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...