terça-feira, 31 de julho de 2012

Cut Down


Quando se pensa na origem dos Hot Rod a primeira imagem que vem a mente é a dos T-bucket, feitos com o Ford modelo T da década de 1920 sem os paralamas ou estribos e com as portas soldadas.


Mas quando se pensa em uma Hot Rod bike a imagem  já é a de uma Bobber feita com uma Harley da década de 1940 aliviada de peso.


Como explicar que o inicio da customização de carros se deu com modelos da década de 1920 e a de motos se deu com modelos da década de 1940?

A resposta é simples, nunca houve esse hiato!


Nas décadas de 1910 e 1920, as fábricas de motos produziam modelos especiais para as corridas e quem queria participar delas e não tinha dinheiro para um desses modelos era obrigado a adaptar as motos de série para isso. 

Essas adaptações consistiam em aliviar o peso da moto, que assim como as Bobber da década de 1940 perdiam os acessórios supérfluos e tinham os paralamas cortados, porém havia uma diferença significativa, a modificação do quadro ...


As HDs das décadas de 1920 e 1930 tinham os quadros altos o que deixava o piloto em uma posição muito elevada e conseqüentemente elevava o centro de gravidade da moto, a solução era então reduzir a altura desse quadro, e isso era feito cortando uma parte do tubo central do quadro reduzindo-o, essa mudança fazia com que essas motos ficassem conhecidas pelo termo “cut-down”.


Com a redução da altura do centro do quadro os tubos superiores eram curvados reduzindo o espaço do tanque obrigando então a redução do tamanho deles criando então a primeira versão dos tanques “peanuts”. 

Curiosamente vários customizadores usam esses tanques pequenos  sem saber a origem disso.




Esse tipo de customização apesar de ser pouco ou nada conhecido por aqui, é assunto recorrente em foruns estrangeiros sobre HDs com vários tópicos específicos sobre isso, comumente são chamadas de “cut-down Califórnia” como referência local que foi o berço desse estilo ou como "Sam Oppie Special".



JDH two cam original

JDH two cam cut-down

Posicao de pilotagem original

Posicao de pilotagem na cut-down


HADYS


2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria Hadys, parabéns pelo empenho e agradeço por nos disponibilizar! Abço Bill

Lord Of Motors disse...

Eles faziam um compartimentinho dentro do tanque pra botar o combustível?

É o que eu tava falando, subvertendo geral o objetivo das coisas.

"Isso é um meio de transporte."
"Nah, vamo bota essa porra pra correr!"

Genial, tanto a parada como a postagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...