domingo, 31 de maio de 2015

Lord's Knife (L8)



The Lord's Knife.

Há tempos vinha querendo lançar uma nova versão da "Faca do Lord".

A "L4", minha primeira criação efetivamente posta em produção foi um sucesso (e continuo achando a melhor solução para porte velado no tamanho dela).

Mas muitos dos meus conceitos mudaram, pois 5 anos depois, evolui na arte do uso de lâminas.

Sou fascinado pela cultura da Faca Brasileira.

As 3 grandes representantes facas do Brasil (punhal nordestino, faca Sorocabana, e faca gaucha) sempre fizeram parte de meus estudos sobre o assunto. Historicamente, as 3 sempre foram facas para "a lida", o uso diário.

De courear uma caça, preparar uma comida, cortar unha, fazer barba (!). Mas grande ênfase sempre foi dada ao uso da faca na defesa pessoal, como arma de combate e duelo.


Venho já há 3 anos estudando as Escolas Tradicionais Italianas de duelo com facas. Considero uma arte eficientíssima, e extremamente elegante. E queria criar uma lâmina que tivesse este viés de "italianidade".

Minha referência principal eram as facas "Genovesas" (conforme a foto abaixo)



As similaridades entre a faca tradicional Gaúcha e a Genovesa são gritantes. Nada mais natural que eu partisse para pesquisar referências nacionais que se adequassem às minhas necessidades.

Assim, em parceria com uma cutelaria de renome, de Gramado, Rio Grande do Sul, desenvolvi esta que chamei de "L8" (por ser meu 8o. protótipo). Uma adaptação de um modelo de produção da cutelaria, modificamos a empunhadura de madeira nobre (tornando-a mais fina, elegante e ergonômica - a faca naturalmente é empunhada na posição "sabre", tão utilizada pelas escolas italianas).

Fabricamos a lâmina em aço inox 440, com 3mm de espessura.

O contra-fio foi afiado, e o ângulo de afiação do fio principal foi modificado. "Estreitamos" a lâmina. e tiramos um pouco da curvatura do fio. 

Aqui cabe um parêntese. As "Genovesas" não possuem curva no fio, e as gaúchas que mais se assemelham a elas são as chamadas "língua de chimango". No entanto, acredito no poder de corte de uma faca com "barriga" no fio. Apesar das escolas italianas utilizarem basicamente as estocadas, minha base de conhecimento (kali e métodos militares tradicionais) exigem que eu favoreça também os cortes. Daí a ter modificado a geometria "genovesa" da lâmina, deixando um pouco mais de curva no fio principal.

Os acabamentos do carretel e do pomo são feitos em latão.

Acompanha bainha de couro estilo "gaúcha".

Fabricadas em dois tamanhos: 

Lâmina de 15cm. Empunhadura 11,5cm.
Comprimento total: 26,5cm

ou

Lâmina de 21cm. Empunhadura de 11,5cm.
Comprimento total: 32,5cm


Trata-se de uma faca  discreta para o porte diário, capaz de ser utilizada para todas as funções do dia a dia. Mas com uma pegada de faca de duelo.

Dentro do que estudo do uso de facas em combate, defesa e duelo, esta faca atende completamente minhas necessidades. Orgulhosamente coloco-as à venda.














Preço: R$185,00
Interessados façam contato pelo e-mail 
lord@lordofmotors.com


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...