sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A INDIAN CHEGOU!!! 4a. Parte da História da Indian

Indian Chief 1945


Os anos de prosperidade da Indian terminaram em 1945, quando Du Pont vendeu a marca a Ralph Rogers, dono da Cummins, fabricante de motores a diesel.

Sob nova direção, a Indian entrou na concorrência do Exército para desenvolver uma moto para operações no deserto. Mas nem a Indian nem a Harley tiveram êxito: as Forças Armadas americanas se decidiram pelo Jeep.

Com o tempo, Rogers abandonaria a produção de motos de maior cilindrada, portanto mais caras, para se dedicar à fabricação de motos leves.

Em 1953, a Indian fechou suas portas.

"Indian" Royal Enfield


Em 55 a Blockhouse Engeneering comprou os direitos de uso da marca. Importou modelos da marca Royal Enfield e vendeu-os nos EUA como Indian.

Em 60 a Associated Motorcycles comprou os direitos da marca.

Em 62 a Associated Motorcycles vendeu os direitos da Indian para Joseph Berlinder, que nunca usou a marca.



Em 70, com a morte de Floyd Clymer, seu advogado, Alan Newman adquiriu a marca e continuou vendendo as pequenas motos de 50cc a 175cc com a marca Indian. E, 77, mal das pernas, as operações cessaram.




Finalmente, em 1998, nove empresas se fundiram e formaram a IMCA - Indian Motorcycle Company of America. A IMCA abriu uma unidade de produção em Gilory, na California, e começou a produzir os modelos Indian, Scout e Spirit. Essas motos eram equipadas com motores da S&S Cycles. Em 2003 a IMCA encerrou as atividades e a produção.



Em 2008 a empresa Stellican Ltd., de capital privado e sede em Londres, adquiriu os ativos da Indian Motorcycle e estabeleceu uma instalação para fabricação da Indian Motorcycle Company em Kings Mountain, na Carolina do Norte, EUA. Foram produzidas poucas unidades da Indian Chief com motores de 1720 cc. As operações continuaram até 2011, quando a Polaris Industries Inc. adquiriu a marca.





Na próxima postagem, quem é a Polaris, qual seu projeto para a Indian, e o que esperar do futuro.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...