quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A INDIAN CHEGOU!!!



Aconteceu tudo ao mesmo tempo, em lugares diferentes.

Nos Estados Unidos, em Milwaukee, cidade do Wisconsin, o estudante de engenharia mecânica William Harley, 20 anos, começava a construir na garagem de casa um motor para ser adaptado em bicicletas.

A 1,6 mil quilômetros dali, o ex-ciclista George Hendee e seu sócio, o engenheiro sueco e também ex-ciclista Oscar Hedstrom testavam nas ruas de Springfield, Massachusetts, o primeiro protótipo daquela que viria a se tornar Indian.

Do outro lado do Atlântico, em Coventry, a ex-capital da Inglaterra, os donos da fábrica de bicicletas Triumph Cycle, os alemães Siegfried Bettmann e Maurice Schulte, iniciavam a construção da primeira moto da empresa, também com motor monocilíndrico e 2 cavalos, instalado em quadro de bicicleta.

Naquele começo do século 20, Harley (que em seguida se associaria a Arthur Davidson), Hendee e Hedstrom, Bettmann e Schulte seguiam os passos do alemão Alois Wolfmüllerm que, em 1894, lançara a primeira motocicleta de que se tem notícia, a Hildebrand & Wolfmüller*. A H&W teria vida curta,apenas três anos; Harley-Davidson, Indian e Triumph são marcas que atravessaram o século. A Royal Enfield (fabricada no célebre arsenal britânico e cujo lema era "Made Like a Gun", para exaltar sua precisão e durabilidade) também é dessa época - e permanece até hoje.

Nas próximas postagens vou tentar explorar um pouco mais a história da Indian, Que agora chega ao Brasil (com linha de montagem em Manaus), renascida em sua mais pura essência, administrada pela Polaris, e com planos de dividir o mercado com a Harley-Davidson.




(*): Em 1885, os alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Mayback - os mesmos que fundariam a Mercedes-Benz - criaram a Reitwagen, com motor de 250 cc refrigerado a água, menos de 1 cavalo, transmissão por correia e banco em formato de selim. Poderia ser considerada a primeira moto do mundo, não fosse por um detalhe: a Reitwagen tinha, além das rodas normais de madeira, outras duas, menores, instaladas nas laterais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...