segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A INDIAN CHEGOU!!! 7a. e Última (?) Parte da História da Indian



INDIAN SCOUT.





Quando fui convidado a integrar a equipe Indian Motorcycle Rio, não tenho como negar, fiquei num dilema. Quase 20 anos andando de Harley (e outros 20 antes, de outras motos), apaixonado pelo nosso "meio", como abriria mão disso para embarcar nessa aventura?

Tirando o óbvio interesse profissional, algumas coisas fizeram com que eu decidisse participar desse projeto de introdução da Indian no Brasil.

Uma das coisas que fez com que eu decidisse dessa maneira foi essa moto: a SCOUT. Vou explicar porque.




Sou um apreciador atento e curioso da arte da Customização de motos. Tenho alguma experiência e conhecimento sobre o assunto, e convivo e tenho como amigos alguns dos melhores artistas do Brasil. Enfim, considero que sei apreciar a Arte.

Na minha opinião, o máximo em Customização é quando você constrói uma moto do zero. Quando “em volta de um motor” você faz nascer seu projeto.

Com conhecimento limitado, muitas vezes adaptando ferramentas, a engenharia, a arquitetura, o design, “research & development”, tentativa e erro... E no fim, do zero, surge uma moto única. Talvez com alguma limitação técnica, talvez com alguma limitação estética. Mas definitivamente a melhor expressão possível daquela sua ideia inicial.

Agora imagine se ao invés de tantas limitações você tivesse acesso a uma equipe com técnicos de primeira linha, com vastíssimo conhecimento em engenharia, arquitetura, design... Com as melhores ferramentas disponíveis, uma marca forte  por trás, bancando o desenvolvimento de seu projeto. Qual seria o resultado?

Agora imagine se essa marca fosse a Indian, nas milionárias mãos da Polaris Industries, que te desse como tarefa recriar a mais icônica das suas motos... 





Pois bem, basicamente, foi isso que aconteceu com  Richard Christoph e sua equipe. Em 2011 foram contratados para RECRIAR uma versão do século XXI da INDIAN SCOUT.

Desenvolvida DO ZERO. Nesse caso, não foi desenvolvida “em volta de um motor”. Até o motor foi criado DO ZERO.

Tomou-se um extremo cuidado em fazer com que a Scout fizesse juz ao legado que esse nome trás embutido. Uma moto ágil, veloz, de fácil manejo, robusta. Uma "versão moderna" da SCOUT, mantendo os conceitos originais da moto.

Muitas referências às antigas Scout aparecem no design. O formato do quadro, dos paralamas, do tanque, do farol, do guidão. Até a posição de pilotar a moto se assemelha à das motos antigas.

Mas com toda a "reverência às referências", a moto é extremamente moderna. Quadro de alumínio,  motor de 1133cc (e 100hp!!) com alimentação por injeção eletrônica de última geração, freios com ABS. Com todos estes ingredientes  que somados dá à Scout o  "rótulo" de Performance Cruiser.


Construiram uma moto reverenciando seu passado histórico, sem necessariamente ter que ficar presos a uma tecnologia obsoleta. Sem deixar de prestar homenagem às suas antecessoras, e mantendo o CONCEITO ORIGINAL.

A SCOUT era uma moto à frente de seu tempo, com tecnologia de ponta para a época. Pois recriaram a moto mais de 60 anos depois, onde se pode notar a evolução natural que teria acontecido caso ela não tivesse sido tirada de produção.

Isso foi o que, no fim, me fez apaixonar pelo projeto. E embarcar nessa incrível viagem que é ajudar a posicionar a marca no mercado brasileiro.






Bom, essa é uma breve história do que aconteceu com a Indian, até hoje. Das aventuras, dos sucessos, dos fracassos, dos acertos e erros.

Mas a história não acaba aqui. Pelo contrário. Estamos escrevendo um novo capítulo dessa história, com a Polaris e sua chegada ao Brasil. E tenho enorme orgulho de estar participando disso.


Convido todos a conhecer as motos, fazer um test drive, e quem sabe, ajudar a escrever essa história conosco.


A INDIAN CHEGOU!  E ESTAMOS COM ELA!





Leia as outras partes desta breve história da Indian clicando no link abaixo:

http://www.lordofmotors.com/search/label/Hist%C3%B3ria%20da%20Indian


Acompanhe os lançamentos da Indian Motorcycle Rio curtindo nossa fan page no facebook:

https://www.facebook.com/IndianRio/

Inscreva-se em nosso Grupo no Facebook, ali é onde tudo acontece...

https://www.facebook.com/groups/indianmotorcyclerio/

E curta a fanpage de Lord of Motors. De lá sai o que vai acontecer...

https://www.facebook.com/lordofmotors/





Um comentário:

Sergioguimaraes Luiz disse...

Parabéns por se arriscar e perceber que a história ainda está sendo escrita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...