terça-feira, 11 de outubro de 2011

PERFORMANCE - Radiadores - Parte 2 de 2



Outro dia falei sobre radiadores e a fé religiosa.

Hoje pra manter o clima, vou falar sobre radiadores e seus mitos e lendas!

Enfim, como sempre, há muitos mitos no nosso mundo de Harleys.

Vou citar alguns mitos e vou desmistificá-los aqui.

1) Radiadores de óleo não funcionam em Harleys.
Bom, pra quem não leu o texto que escrevi anteriormente sobre este assunto, aconselho a leitura: http://www.lordofmotors.com/2011/09/performance-radiadores.html
FUNCIONAM SIM!

2) Radiadores não funcionam com a moto parada, ou no trânsito da cidade, porque não corre vento por ele.
MITO! Radiadores irRADIAM o calor, ou seja, liberam o calor por “radiação”, claro que não terão a mesma eficiência que com o vento passando entre as aletas, mas vão funcionar sim! Vão funcionar tanto quanto as aletas do motor de sua moto quando ela está parada. Mesmo parado, o radiador, por estar liberando calor por radiação, cria uma convexão de ar ao seu redor e vai movimentar ar entre suas aletas, muito lentamente, mas vai.

3) Se a Harley não instala radiadores de fábrica é porque não precisa.
Realmente, ela não instala radiadores, isso seria como provar que seus motores não são bem desenhados, mas na MoCo fizeram seu módulo de injeção com um sistema que corta o motor quando este aquece, e no nosso verão isso tem acontecido com bastante frequencia com nossas motocas, principalmente os modelos Touring (Electra, Road King, etc.).

4) O radiador deve ser instalado na frente do quadro.
Não necessariamente, funciona melhor na frente, mas os garfos dianteiros cortarão o fluxo de ar de uma maneira considerável para este local na moto. Na verdade, não há um lugar bom pra colocar um radiador na Harley, o melhor lugar seria o guidon, em cima do farol ou coisa do gênero, onde há um fluxo linear de ar e bem longe do chão quente, mas na impossibilidade de fazer isso, qualquer lugar está bom, e ali na frente não deixa de ser ruim, o melhor lugar "plausível" seria como em algumas Sportsters, para fora da moto, preso do lado esquerdo do quadro, na dianteira. Muitos mecânicos instalam o radiador na parte de cima do chassis ali logo abaixo do tanque, eu pessoalmente colocaria o radiador abaixo do nível do reservatório de óleo, mas também tanto faz.

5) A mangueira do radiador tem que sair da linha de óleo que vai para o motor.
O radiador deve ser instalado no adaptador do filtro de óleo... Mito!! Isso é feito nas Twincam, mas nas Evolutions era colocado na linha de retorno para o tanque porque havia acesso fácil as mangueiras, coisa que não acontece nas TC! Então o povo decidiu colocar na linha de entrada para o motor.
Existem uma série de motivos para ser na linha de retorno para o reservatório, mas o mais importante é que a diferença de temperatura do ar exterior e do óleo que acabou de sair do motor é maior e portanto o radiador vai ser bem mais eficiente. O outro motivo é que na linha de entrada perde-se pressão do óleo que VAI para o motor, o que obviamente não é interessante.

Enfim, é isso...

Big Chopper de La Frontera
fronterahd@gmail.com

5 comentários:

kahuna disse...

Olá BCLF, o que acha desse modelo?

http://www.debrix.com/v/vspfiles/photos/40-0270-VT-2T.jpg

http://www.debrix.com/PhotoDetails.asp?ShowDesc=N&PhotoNumber=4&ProductCode=40-0270-VT

Também fazem seu papel? ;)

Anônimo disse...

Big Chopper, parabéns e obrigado pelo posto no blog.....
Referente a questão 3, minha moto tbm esquentou a ponto de desligar.... começar a morrer....
mas apagou no evento de Penedo, esse assunto é bastante interessante...se tiver mais...posta pra gente....
um abraço...
MARIOTTO Taubaté....

BIG CHOPPER DE LA FRONTERA disse...

Karuna, qualquer coisa é melhor que nada, certamente vão tirar alguma temperatura do óleo que passar ali, mas em termos de estética tem um radiador parecido com esse só que bem mais "bonito", aliás é o que o Lobo aqui do LOM usa na moto dele, pede pra ele te mandar umas fotos...

BIG CHOPPER DE LA FRONTERA disse...

Mariotto, isso é um mecanismo do modulo da harley, que em uma dada temperatura corta um cilindro e em temperaturas mais elevadas corta o motor para este nao fundir... Posso escrever mais sobre isso sim...

Abs

kahuna disse...

Valeu, Big!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...